Ansiedade tem cura?

A ansiedade se faz presente no dia-a-dia das pessoas e cada um reage de uma determinada forma diante às situações. Existem muitos fatores externos que podem contribuir para o aumento da mesma. Se o indivíduo está exposto diretamente em ambientes que geram estresse como o tipo de profissão exercida, a quantidade de responsabilidades seja na vida pessoal, acadêmica e profissional.

Quando falamos da “ansiedade normal”, aquele tipo de ansiedade que faz parte sentirmos baseado a sermos expostos a adversidades do dia-a-dia, existem algumas dicas para auxiliar no controle e diminuição, que pode ser visto no post – 10 Dicas para Controlar a Ansiedade.

Se você sofre de ansiedade e já questionou se a mesma tem cura. É importante deixar claro a diferença entre a ansiedade comum e a patológica.

A ansiedade comum desabrocha a partir dos pensamentos diante a determinadas situações e de como nos sentimos diante as adversidades da vida, porém mesmo assim consegue-se levar a vida normalmente. Ou seja, sendo detectado pode-se controlar a partir da sua própria consciência e percepção.

Existe a ansiedade que dependendo da intensidade pode prejudicar muito o funcionamento normal da vida, desta forma passa  estar presente mas já em forma de patologia como síndrome do pânico, distúrbio bipolar, depressão e entre outras. Nestes casos é muito importante que busque ajuda e acompanhamento profissional, tanto por um Psicólogo/Psicoterapeuta ou por um Médico/Psiquiatra prescrevendo a medicação adequada. Dependendo do caso especifico e tratamento realizado, cada um irá responder de uma forma, tendo de que realizar o tratamento por um longo período, um pouco mais curto ou para o resto da vida.

Deja un comentario